In Port Race - Portsmouth

segunda-feira, maio 29, 2006


ABN1 vence a quarta regata local de seis disputadas. Brasil 1 fica em terceiro em Portsmouth e se isola no terceiro geral.

Boa tarde!! Direto do frio, bem frio, da primavera inglesa vamos a últimas da VOR antes do resumão ?regular?, porque eu sei que você está ansioso.

VOR ? Hoje foi o dia da penúltima regata de porto do ?torneio? Volvo Ocean Race 2005/6. Disputada em ventos de até 30 nós no Solent, entre Portsmouth e a Ilha de Wight a prova foi até relativamente tranqüila.

O Brasil 1 largou bem, pelo lado da Comissão junto aos outros barcos e os Piratas largaram pelo lado da bóia. Eles queriam ir para a esquerda e foram radicais na opção. Logo na primeira bóia todos puderam ver que a escolha de Paul Cayard foi acertadíssima e ele montou com muiiiita vantagem sobre os outros.

Em segundo passou o ABN1 e em terceiro o BR1. Depois o Ericsson, o ABN2 e o Brunel que teve um problema na genoa, ficou parado um tempão, mas assim como os Piratas foi tão para a esquerda ?mágica? que nem chegou a ficar muito distante da flotilha.

Nesta altura o vento já estava para lá de 20 nós, com ondas curtas e picadas e Daniel Andrade, Daniel Markus, Ricardo Ermel, Lili Adler e este manza, no botinho que acompanhava o BR1, já tomávamos vários banhos gelados sob o tempo maluco que ora abria e ora fechava, sempre com um vento frio de rachar.

No segundo popa o vento deu uma refrescada (aumentou) e o balão dos Piratas explodiu. Como era o dia de sorte de Paul Cayard ele só perdeu a posição para o ABN1 e com uma rondada na hora certa foi de genoa para a bóia de sotavento marcando o BR1 e garantindo o segundo lugar. Sorte adicional deu no resto da regata, quando o vento caiu para ?sociais? 12 nós e ele pôde usar o balão de ventos médios já o que de ?porranca? já era...

Neste momento o Ericsson já tinha vacilado e deixado o ABN2 passar. O Brunel vinha se recuperando e chegava a ameaçar o barco sueco. E foi assim por todo o tempo: ABN1, Piratas, BR1, ABN2, Ericsson e Brunel. Na foto de Lili Adler você vê a galera indo para chegada, o ABN1 lá embaixo (na Proa do BR1), os Piratas e Turbina e cia.

No final nossa galera comemorou muito o terceiro lugar e garantiu também o terceiro posto geral na regata. O ABN2, assim como o BR1 e os Piratas ganhou 1,5 ponto de bônus pelo resgate do Movistar. Depois da regata de hoje a coisa ficou assim na VOR:

ABN1 84,5 pontos (campeão antecipado)

Piratas 59,5

BR1 52

ABN2 48,5

Movistar 48

Ericsson 45

Brunel 8


Fui!!!

Murillo Novaes

0 comentários: