EUA QUEREM REGISTRAR ENDEREÇO DE E-MAIL DE CRIMINOSOS SEXUAIS

terça-feira, dezembro 12, 2006

Essa é pra quem acha que só no Brasil é que vemos medidas inúteis!!


EUA QUEREM REGISTRAR ENDEREÇO DE E-MAIL DE CRIMINOSOS SEXUAIS

Registro só vale para aqueles que já foram condenados. Site de relacionamentos MySpace restringirá acesso aos criminosos.

O Estado da Virginia, nos Estados Unidos, quer obrigar condenados por crimes sexuais a registrar seus e-mails e identidades virtuais, auxiliando comunidades on-line, como o MySpace, no bloqueio do acesso dessas pessoas. Se confirmado, o Estado será o primeiro a incluir essas informações no registro de crimes sexuais.

A proposta vem de discussões entre o Estado e o MySpace, e é parte de um pacote de medidas que será anunciado por uma força tarefa sobre segurança em 20 de dezembro. O site também está desenvolvendo um sistema que registrará os nomes e descrições físicas de criminosos sexuais condenados nos Estados Unidos, e que deve ficar pronto em um mês. Uma ferramenta vai procurar coincidências entre as informações cadastradas nos dois bancos de dados ? dos sites de relacionamentos e também do governo. Todos os perfis que apresentarem semelhanças serão apagados.

O MySpace, tão popular nos EUA quanto o Orkut no Brasil, anunciou na semana passada seus planos no desenvolvimento de tecnologias para barrar o acesso de criminosos sexuais condenados. Como os usuários nem sempre se registram com dados reais, aqueles que fornecerem ao site endereços virtuais diferentes daqueles cadastrados pelo governo poderão responder criminalmente.

?Nós vamos exigir que todos esses criminosos registrem seus endereços físicos e virtuais na Virginia. Porém, isso é muito complicado, pois eles podem se cadastrar com qualquer e-mail ou identidade?, disse o procurador-geral do Estado, Bob McDonnell. Há mais de 550 mil criminosos sexuais registrados nos Estados Unidos, 13 mil deles na Virginia. Para McDonnell, a exigência do registro é feita melhor através do Estado, pois a maior parte dos processos e condenações sobre crimes sexuais está sob a sua jurisdição.

Para Hemanshu Nigam, chefe da segurança do MySpace, ?a legislação é um importante reconhecimento de que a internet se tornou uma comunidade tão real quanto qualquer outra vizinhança, e é necessária a mesma segurança?. Além disso, as informações fornecerão novas ferramentas para a Justiça utilizar contra quem tentar utilizar a internet para achar vítimas em potencial.

Apesar da aplicação da tecnologia, ela não resolve todo o problema, pois grande parte dele vem dos criminosos sexuais que nunca foram condenados e não estão cadastrados nos bancos de dados. ?A maior parte dos que molestam crianças ou às exploram sexualmente no meio on-line não está registrada como criminosos sexuais?, conta Parry Aftab, diretor executivo do WiredSafety.org.

0 comentários: