Lute por suas limitações e elas farão parte de você

sexta-feira, julho 01, 2005

Lute por suas limitações e elas farão parte de você

Richard Carlson

Muitas pessoas gastam boa parte de sua energia lutando por suas limitações: ?Não consigo fazer?, ?Não vai dar, sempre fui assim?, ?Nunca terei uma relação amorosa?, e inúmeras outras afirmativas negativas e desencorajadoras.

Nossas mentes são instrumentos poderosos. Quando decidimos que algo é verdadeiro ou acima de nossas possibilidades, é muito difícil transpormos essa barreira auto-imposta. Quando lutamos para manter determinada posição, torna-se impossível alterá-la. Suponha, por exemplo, que você diga: ?Não sei escrever.? Você logo tratará de encontrar exemplos que provem a sua posição. Num instante você vai lembrar de suas medíocres redações de colégio, ou trazer à recordação como você se sentiu esquisito da última vez que sentou para escrever uma carta. Você encherá sua mente de limitações que vão impedi-lo de sequer tentar mudar o quadro. Para se tornar um escritor ou qualquer outra coisa, o primeiro passo é silenciar o maior de todos os críticos ? você mesmo.

Tive uma cliente que me disse: ?Nunca terei uma boa relação. Eu sempre estrago tudo.? Ela tinha razão, é claro. Todas as vezes que ela conhecia alguém, criava, inconscientemente, as razões pelas quais seu companheiro a deixaria. Se chegasse atrasada, ia logo garantindo ?Sempre chego atrasada?. Se eles tinham um desentendimento, ia logo dizendo, ?Estou sempre brigando?. Mais cedo ou mais tarde, ela convencia o parceiro de que não merecia seu amor. Então, ela concluía, ?Vê, acontece todas as vezes. Nunca terei uma boa relação?.

Ela teve que aprender a parar de esperar o pior. Ela teve de se ?controlar? quando se pegava no ato de lutar por suas limitações. Quando ela começava a dizer ?Sempre faço isso?, ela teve que aprender a se policiar para dizer ?Isso é ridículo. Eu não faço sempre coisa alguma?. Ela teve que perceber que lutar por suas limitações era apenas um hábito negativo que poderia ser facilmente substituído por outro, positivo. Hoje em dia, ela está muito melhor. Quando se pega revertendo ao antigo hábito, explode numa gargalhada.

Aprendi que sempre que lutamos por nossas limitações, não nos desapontamos. Elas se integram a nós. Acho que o mesmo acontece com vocês.

0 comentários: