Desenho de Giz também é informação

quinta-feira, janeiro 11, 2007

Vai ter gente fumando dinheiro já já...rsrs

Dinheiro irlandês tem traços de cocaína, diz pesquisa
Inglaterra, Alemanha e Espanha divulgaram estudos recentes com suas moedas

DUBLIN - Cem por cento das cédulas de euro da República da Irlanda contêm vestígios de cocaína, de acordo com um estudo da Universidade da Cidade de Dublin, divulgado nesta quinta-feira, 11.

Utilizando técnicas forenses capazes de detectar até os mais diminutos fragmentos, os cientistas se disseram "surpresos pelo resultado". Analisando um lote de 45 cédulas, os pesquisadores perceberam que algumas cédulas tinham concentrações de cocaína tão altas que, acredita-se, foram usadas para aspirar a droga. Outras apresentavam uma quantidade menor e podem ter sido contaminadas, talvez em carteiras ou no bolso dos usuários.

O resultado condiz com análises científicas de outros países como a Inglaterra e a Espanha, onde também foi constatada a presença de cocaína em uma alta porcentagem de notas.

No país ibérico, os cientistas coletaram cinco notas de dez euros, dez de 20 euros e cinco de 50 euros em cinco cidades espanholas. A análise mostrou que, em média, cada uma das notas carregava, aproximadamente, 25 microgramas (cada micrograma equivale a 0,000001 grama) de cocaína.

Uma pesquisa feita pela BBC, em 1999, concluiu que 99% das notas de cinco libras em circulação na Grã-Bretanha continham traços de cocaína.

Neste mês, autoridades na Alemanha disseram que o fato de algumas notas de euro estarem se desfazendo no país pode estar relacionado ao fato de elas serem usadas para consumir a droga metanfetamina.

Segundo o estudo, liderado por Brett Paul e divulgado em uma publicação da Real Sociedade de Química da Grã-Bretanha, as cédulas de denominações mais altas - como 20 e 50 euros - têm maior probabilidade de conter maiores vestígios da droga.

O grupo acredita que os resultados alcançados demonstram como é generalizado o uso da droga, cujo consumo tem aumentado nos últimos anos, na Irlanda.

Na capital, Dublin, várias mortes recentes foram ligadas a quadrilhas de tráfico.

Fonte: Estadão

0 comentários: