Carta do amigo Zelão ao mestre Fernandes

terça-feira, junho 20, 2006

Esta carta foi enviada ao nosso fórum de discussão sobre vela em Brasília, por um de nossos amigos velejadores. Achei que representa muito o que sentimos e o que o Fernandes foi. Então, aí vai mais uma homenagem:

"É com profundo pesar que recebo a notícia do falecimento do "Grande Mestre Fernandes". Figura das mais destacadas do meio náutico de Brasília. O Fernandes foi patrão da Lancha Gilda da Presidência da República. Foi o grande formador de inúmeras gerações de Arrais, de veleiros, de mestres. Foi um professor inigualável de marinharia. Grande incentivador da formação denovos velejadores. Dirigiu escolinhas de optmist em diversos clubes, destacando-se o Clube Naval e o Iate Clube. Foi o precursor do projeto vitorioso chamado de "Mentalidade Marítima".


Tinha em sua chácara no Jardim Ingá uma escolinha para crianças carentes, abandonadas, um trabalho socialde grande valor e reconhecido internacionalmente. Ele preparava crianças carentes dando em primeiro lugar "CIDADANIA", comida, escola, noções de civismo, formação técnica para mão de obra especializada nos clubes de Brasília. Todos os Clubes do Paranoá tem nos seus quadros algum marinheiro formado pelo "Mestre Fernandes". Foi Mestre do famoso "Cisne Branco" quando o mesmo foi comandado pelo CMG Ralph Rosa. Sua figura, inconfundível, era admirada por todos.


Eu tinha uma profunda ligação com esse carinhoso homem. Ele conhecia todos os mistérios e a ciência naval. Era um homem do mar, um marinheiro dedicado. Conhecia do seu ofício. Era rude quando deveria ser, mas nunca perdia a ternura. Era um homem com a alma tão grande quanto um navio. Amava as crianças, as coisas do mar, o seu nordeste. Era um grande festeiro. Organizava como ninguém as festas juninas do Naval. Sua barraca era a mais concorrida. Era um grande contador de histórias. Suas histórias do mar prendiam e encantavam desde os adultos até as crianças.


Sem dúvida o mundo vai ficar um pouco menor e pior sem ele. Eu, particularmente, perdi um grande amigo e um inestimável conselheiro. O iatismo de Brasília muito deve a esse homem.

Vivemos tempos de perdas. Perdemos o nosso querido Miguens e agora o "Mestre Fernandes". Centenas de velejadores do Paranoá devem seus primeiros passos a esses dos inquebrantáveis marinheiros. As tradições marinheiras sofrem um baque. Adeus as falcaças, aos lais de guias, aos nósde escota dobrada, às adriças, os amantilhos, os garlindéis, todos elestristes se despedem de seu Mestre maior.


Querido "Almirante Fernandes" como o chamavam, com certeza agora você esta montando uma escolinha no Céu. Dará aos Anjos lições de sabedoria, de marinharia, de vida!!!! Que Deus ilumine sua alma e lhe dê em dobro tudo que semeou nesta terra.


Um abraço afetuoso,


José Luiz Azeredo (Zelão) e Cláudia"
----------------------------------------------------------------------
Para saber mais sobre o projeto Mentalidade Marítima, clique aqui.

0 comentários: