Fim da Volvo Ocean Race

sábado, junho 17, 2006

Acabou!!! Piratas vencem última perna. ABN2 chega em segundo e BR1 em terceiro. No geral, Brasil fica com o bronze na primeira participação.

Boa tarde querido amigo!!! Direto do media center de Gotemburgo onde acabo de chegar depois de um dia inteiro no botinho pelo mar afora acompanhando a chegada da VOR em slow motion, vamos ao que interessa.

VOR ? Acabou!! Os Piratas garantiram, para uma multidão incrível, a última festa de vitória nesta edição da Volvo Ocean Race. Com uma velejada agressiva sobre Jojo, Lucas Brun e os outros meninos do ABN2, Paul Cayard ganhou a posição na guerra de jaibes na merreca, aqui na cara de Gotemburgo. Este manza foi testemunha ocular do momento exato da ultrapassagem. Sinistro!!

Um pouco mais atrás, o BR1 deu azar e ficou afastado da pressãozinha que poderia lhe dar o diferencial para vencer. De qualquer forma foi mais uma perna excelente com o oitavo pódio da galera e o 4º consecutivo. Segundo Playboy o ?problema? foi nesta noite, na ?curva? da Dinamarca, quando não dava para ver e marcar os oponentes e claro, na chegada, já que por vezes os 3 barcos estiveram muito, muito próximos.

Mesmo assim a alegria de terminar em terceiro geral emocionou muito a galera e a chegada foi também igualmente emocionante e bonita como você vê na foto de Doroneto. Neste exato momento, o Brunel já faz a festa do 4º lugar no píer e o Ericsson acaba de cruzar a linha. O grande campeão ABN1 deve chegar em alguns minutos para fechar a perna e a regata. Dá até uma certa deprê, pensar que acabou...

Mas daqui a 2 anos e meio tem mais!!! Segundo Doro Jr., da ZDL: ?A décima edição da Volvo Ocean Race foi confirmada neste sábado numa coletiva em Gotemburgo. Os organizadores anunciaram que a Volvo apoiará a volta do mundo pela terceira vez consecutiva e falaram também sobre mudanças para o próximo evento.

O roteiro terá alterações com a entrada de países da Ásia e Oriente Médio. Eles estão mirando para a economia petroleira e também para os fortes mercados da China e do Japão, que tem grande potencial para novos patrocinadores. A flotilha deverá passar também pela costa oeste norte-americana.

As regatas locais serão mantidas e intensificadas, pois foram o grande diferencial desta edição, trazendo as competições para próximo do público. Várias in-ports tiveram mais de mil barcos acompanhando, numa verdadeira arquibancada flutuante, sem contar as pessoas que assistiram das encostas e praias.

Os VO 70 não sofrerão modificações radicais e as novas regras apenas procurarão aprimorar esta versão. Foram confirmadas neste encontro dois barcos - sem citar quem são -, embora o objetivo seja ter 10 competidores. Outra importante mudança: a regata será disputada a cada três anos. A décima edição começará no final de 2008 e seguirá até a metade de 2009. O porto de largada deverá ser anunciado em breve, junto a confirmação de mais uma equipe.

Do lado brasileiro, Alan Adler e Enio Ribeiro querem construir dois barcos. A segunda geração do Brasil 1 e uma primeira versão para o Portugal 1?.

Dizem ainda que a tripula deve diminuir em 2 membros e que todas as velas de proa devem ser de enrolar. Ainda bem que a galera vai fazer outra dessa para acalmar os viciados!!! Fui!!!

Murillo Novaes (Foto: Luiz Doroneto)

0 comentários: