Calor obriga esquimó a equipar iglu com ar condicionado

terça-feira, agosto 08, 2006

Parece piada, mas não é...

Calor obriga esquimó a equipar iglu com ar condicionado
Globo Online e agências internacionais

OSLO - O aquecimento global dá novas provas de sua força e quem sofre agora são os esquimós. Com os termômetros de Kuujjuaq, vilarejo canadenses onde moram cerca de 2 mil pessoas, marcando até 31ºC, alguns iglus começam a ser equipados com aparelhos de ar condicionado.

- Nossas moradias são construídas para serem impermeáveis ao frio e não "respiram" bem em temperaturas mais elevadas - explicou Sheila Watt-Cloutier, que trabalha pelos direitos de 155 mil esquimós que habitam o Canadá, o Alasca, a Rússia e a Groelândia. - Neste momento, o norte precisa de ar condicionado para funcionar.
A situação, que é preocupante, tende a piorar, segundo uma pesquisa sobre a situação energética e ambiental do mundo divulgada pelo Banco Mundial. De acordo com o órgão, de 1992 a 2002, as emissões de dióxido de carbono (CO2) aumentaram em 15%. China e Índia são as duas potências que despontam no cenário internacional e lideram esse aumento negativo.

Na década pesquisada, a China aumentou suas emissões em 33%, enquanto a Índia registrou um aumento de 57%. O vertiginoso crescimento econômico desses países, assim como de outros que estão ascendendo no plano econômico mundial, promete uma tendência de aumento ainda maior em curto, médio e longo prazos.

Mas não são apenas os países emergentes que poluem. Os países ricos e industrializados também têm um papel bastante significativo no aumento das emissões de dióxido de carbono. Os Estados Unidos estão entre os dez que mais poluem, contribuindo com 24% do total de emissões, enquanto a União Européia contribui com 10%.

A pesquisa ressalta ainda que as nações ricas consomem mais da metade (51%) da energia produzida no mundo, registrando um consumo per capita cerca de onze vezes superior àquele dos países pobres.

0 comentários: