Idéias para uma vida mais feliz

sexta-feira, abril 28, 2006

26 - Repense seus hábitos

Se você fechar a torneira na hora de escovar os dentes, em um dia, economiza água suficiente para o consumo de mais um ser humano. Se separar as latinhas de refrigerante, ajuda a produzir alumínio a partir da reciclagem, gastando apenas 5% da energia que seria necessária para começar do zero. Com dicas assim, o portal da internet chamado Centro de Referência Akatu pelo Consumo Consciente ajuda você a incluir cidadania e responsabilidade social em seus hábitos de consumo.

Lançado recentemente pelos institutos Akatu e Ethos, o site parte do princípio de que cada consumidor pode contribuir para um mundo melhor. Trata-se de procurar o equilíbrio entre sua satisfação pessoal, de um lado, e a preservação do meio ambiente e do bem-estar das sociedades, de outro. É uma mudança e tanto. Você começa fechando a torneira e acaba questionando por que uma potência mundial pode promover guerras por causa do acesso a recursos naturais de outros povos.

No site do Centro Akatu - que em tupi significa, ao mesmo tempo, "semente boa" e "mundo melhor" - é possível acessar artigos sobre consumo, desperdício e reciclagem, entre outros.

Dá ainda pra você fazer um teste para saber como anda se comportando como consumidor - e descobrir o quanto você colabora (ou não) para a conservação do planeta.

Fonte: Revista Vida Simples - Especial 50 IDÉIAS PARA UMA VIDA MAIS FELIZ

-------------------------------------------------------------------------------------
P.S.: Meu pai compra regularmente a revista Vida Simples e me emprestou este especial. Gostei tanto que vou publicar posteriormente outras dicas aqui.

1 comentários:

Anônimo disse...

Eu adoto consumo consciente na minha vidinha: água, lixo reciclado no condomínio, desligo o micro na hora do almoço, etc e tal.
Publique mais artigos assim! Adoro.