Boas notícias da VOR para o Brasil!!!

domingo, maio 14, 2006


Sorria Dona Ingrid. Seu filho está na frente! ABN1 bate em baleia.

Neste domingão das mães, mamãe Grael pode comemorar mais forte. Não fosse o fato de seu ventre ter gerado dois campeões olímpicos que ganharam, no total, 7 medalhas, colocando a barriga de Dona Ingrid em 75º lugar no ranking olímpico de nações (dos 128 países que já conseguiram ao menos uma medalha), acaba de sair o boletim das 1600GMT e quem continua liderando com 15 milhas de vantagem sobre o segundo colocado? O Brasil 1 comandado pelo filhote do meio, Torben!!!

Eu, que perdi minha mãe há quase dois anos, aproveito para, em nome da mãe mais simbólica de nossa vela, homenagear todas as mamães do mundo hoje. Mas vamos às ultimas.

Este manza está em silêncio desde ontem, de propósito. É que no camba para lá, camba para cá do contravento perfeito que virou este começo de sétima perna, nossa nave azul e amarela, apesar de evidentemente ter feito a tática certa, quando ontem à tarde ainda, deu um bordo para o sueste, aparecia no "computador central" em 5º.

Para não entrar em conflito e ficar explicando muito, esperei por este momento que naturalmente iria acontecer cedo ou tarde, e rolou agora. Agora todos estão finalmente no mesmo bordo e não dá para disfarçar. Estamos na frente mesmo!!

Em segundo, 15 milhas atrás, estão os Piratas, com Ericsson e ABN2 juntos outra milhazinha na sua cola (na foto, um tripulante do barco sueco observa o ABN2 bem pertinho) e ABN1, Brunel e Movistar em outro "pacote" a 21,24 e 26 milhas do Brasil 1 respectivamente. Só que a separação norte-sul agora é grande, sendo o ABN1 o barco mais austral e o Movistar o mais boreal. Como todos contornam um centro de alta pressão, a aposta do que estão mais ao sul é fazer um percurso mais longo, mas com mais vento. Será?

Mike Sanderson contou que o dia de ontem não foi muito legal. Além de ficar em uma posição taticamente muito ruim e perder a liderança, o hidráulico da quilha perdeu pressão e eles demoraram a colocar a coisa para funcionar novamente.

Quando conseguiram, bateram em uma baleia. Parece que a baleia sobreviveu, mas o barco perdeu uma das bolinas (por causa da quilha basculante, estas bestas-feras têm duas bolinas, uma em cada bordo, para impedir que derivem quando a quilha está toda para o lado) e sofreu algum dano no case da peça. Sorte que o barco leva sempre uma bolina reserva e pôde consertar tudo.

Vamos ficar de olho. A coisa está bonita no Atlântico!!!

Viva as mães!!! Fui!!!

Murillo Novaes

0 comentários: