Mensagem da Semana

segunda-feira, maio 08, 2006

Procure enxergar além do comportamento

"Você alguma vez se pegou dizendo para alguém: 'Não ligue, John, ele não sabia o que estava fazendo?' Se você passou por esta experiência, vivenciou o truísmo 'enxergar além do comportamento'. Se você tem filhos, sabe muito bem a importância deste simples ato de perdão. Se baseássemos nosso amor no comportamento das crianças, seria muito difícil amá-las. Se o amor fosse baseado puramente no comportamento, nenhum de nós poderia ter sido amado, quando éramos adolescentes!

Não seria bom se pudéssemos tentar repassar esta mesma complacência amorosa a todos que encontramos? Será que não viveríamos num mundo melhor se, quando alguém agisse de uma forma que não aprovássemos, pudéssemos enxergar suas ações sob o mesmo tipo de luz que aplicamos ao comportamento rebelde dos adolescentes?

Isso não quer dizer que devemos enfiar nossa cabeça na areia, fazer de conta que tudo está sempre ótimo, deixar que os outros nos pisem, ou que devamos encontrar desculpas ou aprovação para comportamentos negativos. A proposta é simplesmente procurar dar aos outros o beneplácito da dúvida.

Entender que se o carteiro está andando devagar, é porque está tendo um dia ruim, ou talvez todos os seus dias sejam ruins. Quando seu marido ou mulher ou amigo íntimo brigam com você, tente entender que, por trás deste ato isolado, seu ente amado realmente o ama,e quer se sentir amado por você.

Procurar enxergar além de um comportamento é muito mais fácil do que possa parecer. Experimente hoje, e você verá e sentirá resultados incríveis."

Fonte: Richard Carlson - Não faça tempestade em copo d'água... e tudo na vida são copos d'água.

1 comentários:

Anônimo disse...

tudo o que li me emocionou muito .obrigada por me lembrar que a minha vida esta nas minhas maos.UM ABRAçO