VOR - Parada em Portsmouth

quinta-feira, maio 25, 2006


Brasil 1 - Desde que o Brasil 1 chegou à Inglaterra, o clima não mudou muito. O frio e o vento são constantes. A chuva quase sempre dá as caras, tornando a simples tarefa de andar na rua um desafio na primavera de Portsmouth, no sul da Inglaterra. Por isso mesmo, a equipe brasileira encontrou uma maneira de fugir dessas condições adversas.

O time atravessou o canal do porto e se deslocou para Gosport, cidade vizinha. Lá, o barco encontrou abrigo em um grande galpão coberto e fechado, na marina local. Assim, a equipe de terra pode trabalhar descansada, sem temer o frio, o vento ou a chuva para fazer a manutenção do veleiro de 70 pés que está sendo preparado para as últimas etapas da volta ao mundo.

?Acho que somos privilegiados por ter encontrado um lugar tão bom para fazer uma revisão geral no Brasil 1. Não é na mesma cidade, mas isso não é incômodo nenhum. A balsa chega em dez minutos, é rapidinho, ainda mais para alguém que mora em Niterói, como eu. Ruim seria trabalhar no vento e na chuva, ainda por cima com frio de dez graus?, brinca o comandante Torben Grael.

A lista de tarefas para a equipe de terra é grande. A sétima etapa, que teve 3.200 milhas, foi uma das mais duras da Volvo Ocean Race. O sistema da quilha basculante, por exemplo, será completamente revisado, tanto na parte mecânica, quanto na estrutural. ?A cada etapa, a lista de coisas a fazer é grande. E, pelo que enfrentamos nas duas últimas etapas, aqui não é surpresa também ter bastante coisa para fazer?, disse Turbina.

Além da quilha, as velas também estão sendo analisadas com atenção na Inglaterra. A vela balão e a mestra, por exemplo, tiveram alguns problemas. ?O balão teve pequenos rasgos que consertamos durante a etapa. A mestra teve rasgos maiores. Fizemos reparos provisórios e agora o Stu (Wilson, coordenador das velas do time) está fazendo uma reforma geral, até porque ela já está um pouco cansada?, avisou o comandante.

Uma boa notícia é a chegada de uma nova genoa, que será usada nas regatas locais. ?Ela é mais leve do que a que já temos e vai ser muito importante nas regatas de porto, dando mais opções?, comemorou André Fonseca. Vamos nos concentrar galera!! O pódio na estréia está bem perto!!

A classificação geral da VOR, depois da sétima etapa, está assim:

1. ABN1 (HOL), 81 pontos

2. Piratas do Caribe (EUA), 55

3. Brasil 1 (BRA) e Movistar (ESP), 48

5. ABN2 (HOL), 45

6. Ericsson (SUE) 43,5

7. Brunel (AUS), 7 pontos.

0 comentários: