terça-feira, maio 09, 2006

Gostaria de saber por que nós, seres humanos, nos apegamos tanto a determinadas situações. Por que achamos que a melhor relação que conseguiremos é aquela na qual estamos no momento e ficamos nela, mesmo que não nos faça bem.

Eu já pensava nisso há algum tempo, observando o comportamento de alguns conhecidos meus. Mas o que desencadeou o processo de nascimento deste artigo foi uma frase, pronunciada pela personagem principal do seriado "Close to Home", apresentado pela Warner. Nele, a promotora Annabeth Chase (Jennifer Finnigan) procurava um estuprador e, quando descobriu onde ele morava, descobriu também que ele tinha uma namorada que o acobertava. Conversando com ela, ficou claro que a mulher sabia os crimes que o companheiro havia cometido no passado. Chocada, Annabeth fala para ela: "Você se acha realmente tão ruim a ponto de pensar que o único amor que irá conseguir é o amor de um estuprador?"

Claro que, na vida real, não precisamos ir tão longe. Mesmo assim, acho que devemos parar de vez em quando e nos perguntar: será que o único amor que vou conseguir é este? Vejo mulheres supostamente apaixonadas correndo atrás de homens que não as querem assumir(e deixam isso bem claro), que as traíram, que as abandonaram grávidas, que só querem sugar até a última gota de sangue e energia delas. E não são só as mulheres que passam por isso. Vejo também muitos homens ao lado de mulheres que não os valorizam, que não os amam ou que eles não amam.

Comodismo, medo da solidão ou falta de amor próprio? Difícil de saber. Talvez um pouco de cada, talvez apenas um, talvez nenhum. Cada caso é um caso. Só não consigo atinar com o fato de que o foco está no outro e não em si mesmo. Quando se "ama" alguém mais do que a si mesmo, o resultado não pode ser bom. Coloquei ama entre aspas aí em cima porque o amor verdadeiro não é assim. Quando se ama de verdade, há respeito mútuo. Quando se ama de verdade, sabe-se quando é hora de abrir a porta e deixar que o outro vá embora, por mais que isso doa.

Porque quando a caminhada não pode ser feita na mesma velocidade, com os mesmos passos, torna-se inviável. E para isso é preciso que os dois estejam dispostos.

0 comentários: